domingo, 6 de maio de 2012

Batismo de sangue

Olá Querid@s,
Encontro do dia 05/05/2012

Filme Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, link do trailer. 


Assistimos este filme pela necessidade de entender qual era a situação da América Latina, no momento em que surgem as ações de Mario Kaplún, Paulo Freire.... e tantos outros pensadores, comunicadores...

Ambos viveram a época da Ditadura Militar, ditadura que nos acompanha com Getúlio Vargas que mesmo não sendo militar, governou o país por 15 anos seguidos e depois com o golpe de 64, quando os militares assumem o poder e destrõem, matam, torturam, a questão levantada antes do filme e que ficou em minha mente é:

O que leva as pessoas a cometerem esses atos e serem tão adeptas ao militarismo???

Comentei que pessoas próximas comentam que ' bom era o período militar' ou ao ouvir um funk diz ' q falta faz a censura', mostrando a falta de reflexão sobre o assunto e pior ainda, vemos a apatia das pessoas com as fatos que ocorrem ao seu redor, mostrada também na cena do filme que mostra na TV a morte do Mariguela.

Bom acredito no que Mariguela diz quando os padres perguntam como farão para conscientizar o povo, ele responde pela AÇÃO, e essa ação é política.

Estes dominicanos, viviam fielmente o evangelho optando pelos pobres, ideal vindo da Teologia da Libertação, nesta a religião está atuando para a garantir igual partilha entre qualquer pessoa, denunciam a má distribuição de terra, a exploração do homem e vão para além das ideias. E por essas ideias dão a própria vida.

Por dica da Grácia Lopes Lima ficamos de ver o documentário no Youtube sobre Carlos Mariguela
E por cutucada dela ficamos com a reflexão em andamento:
O que é dar a vida pelo que acredita? Que ação é essa?

Que o uso da educomunicação não seja feita de modo 'alegrinho'
Não fazer por fazer, parar com o consumismo de ideias...

Axé!