Este grupo surgiu a partir de meu contato com o Grupo de Estudos de Educominucação e Formação de Professores, da faculdade Sumaré (responsável Grácia Lopes), me apaixonei pela proposta desta nova forma de comunicação, além de ir contra a mídia burguesa que somos diariamente violentados pelos meios de comunicação, nesta comunicação pessoas que aparecem nas telas, no rádios, no jornal não são as pessoas esteriotipadas como belas, mas sim as são pessoas comuns que merecem e tem direito a ter voz.
Permite que as pessoas se enxerguem, se vejam e com isso construam um olhar crítico para a mídia de massa, mostra a necessidade de fortalecimento do indivíduo e importância do grupo, das relações humanas, na construção de uma sociedade libertária, alicerçada pela justiça e pela igualdade.
Integrantes do Grupo
Ellen - 6 anos
Lucas - 8 anos
Diego - 8 anos
Adrey - 11 anos
Emilly - 11 anos
Cinthia - 12 anos
Visitantes do dia
Guilherme e Jennifer
Apoio:
Evelin e Paulo Sérgio
Mediadora
Eu, Sheyla
O nosso primeiro encontrono dia 19/06/2011 aconteceu na Biblioteca Comunitária, situada no Jardim Robrú, a biblioteca foi planejada pelo MOP - Movimento de Ocupação Popular, movimento que nasceu da necessidade da região, do nosso povo, articulado por Evelin e Sheyla, sua ideia é se apropriar de espaços públicos para transformá-los em espaços de cultura, lazer e arte. Inicialmente começamos com brincadeiras populares nas praças e ruas de lazer, até ocupar um cômodo da própria casa da Evelin para diversas atividades, surgindo aí a Biblioteca Comunitária.
E hoje neste local ocorrem as atividades de produção de comunicação comunitária.
A necessidade de fazer comunicação surgiu por estudar sobre a Educomunicação e pela possibilidade de acompanhar de perto o que acontecia no CBJM Cala-boca já morreu, queria muito pôr em prática tudo que conhecia com a Grácia, o método para essa comunicação. Inicialmente pensei em fazer na escola, porém por não estar inserida neste ambiente e pela necessidade de fortalecer as crianças que estavam mais próximas, a Biblioteca foi a escolha que fiz para ser a mediadora do grupo 06 do CBJM. Unindo assim o que acabava de conhecer teoricamente com as ações já idealizadas anteriormente.
Começamos fazendo um desenho coletivo, no qual cada um se apresentava e dizia o que estava sentindo.
E escolhemos o nome do grupo em grupo, houve uma dificuldade na aceitação e a solução foi fazê-la através de votação
E tivemos a criação da primeira animação.
Na proposta da Educomunicação o processo é mais importante que o produto final, por isso ao ver e rever o encontro, a postura dos participantes e o cenário geral do encontro, muitas informações valiosas são notadas e reavalidas.
Notei que a teoria não é mesmo igual a prática e o quanto a gente amadurece e entende realmente as complicações e desafios para redução do poder do mediador, a resolução de conflitos, a necessidade de auto convocação dos participantes para o andamento das ações.
E acho que o mais importante é entender que os resultados que esperamos não vem instantaneamente e menos ainda da maneira que esperamos, é realmente um processo de evolução de todos que estão envolvidos, principalmente o meu.
___________________
Dia 26/06/2011 * 2ª Encontro
No segundo encontro o foco ficou em pensar na fotografia, já que na primeira animação algumas fotos sairam desfocadas. Então começamos a olhar as fotografias e fazer a própria experimentação com a máquina digital.
Além de pensar na foto que vai registrar o participante desenvolve sua habilidade de olhar o mundo que vê todo dia, neste caso a Biblioteca Comunitária, com novos olhos, aprende também a manuseiar a máquina, não apenas a tirar foto, mas também como ver, apagar... E se vê como agente participativo em registro para a eternidade.
A seguir vídeo com as fotos criadas:
Neste encontro tivemos algumas pessoas que não compareceram ao encontro, sendo a participação de Ellen, Lucas e Emilly.
----------------------
3º Encontro 03/07/2011
Neste encontro tivemos a participação do Nivaldo, meu irmão mais conhecido por Juninho....
Iniciamos uma animação que será a abertura para as entrevistas sobre a biblioteca comunitária.
E outra com o nascimento e morte de uma flor:
____________________
Tivemos as entrevistas...
E aproveitamos para brincar também
E o que é a Biblioteca Comunitária??? Os integrantes do TM1 explicam: