Por muitos
séculos o conhecimento de conceitos é compartilhado por pessoas, porém
não por todas, geralmente este é compartilhado por alguns poucos e
privado para outros muitos. Por quê?
Ideologicamente, o conhecimento é poder, quanto mais o povo for afastado dele, mais fácil será sua dominação.
Logo, o povo somos induzidos a acreditar que as coisas são como são e não podem ser mudadas e esta é a maior competência da dominação, condicionar as pessoas a se naturalizarem com a situação que lhes é dada. Ou pior ainda por a culpa nelas, na qual a situação de dominado é fruto de sua falta de esforço ou por não possuir mérito individual.
Nós, pertencentes à classe não privilegiada fomos estimulados a acreditar em tudo isso, acreditar que não temos um bom
emprego porque não fizemos cursos profissionalizantes, ou não entramos em boas faculdades por não termos nos dedicado suficientemente aos estudos, ou não ter como ir a um bom hospital, por não possuir condições de pagar, ou de se alimentar de forma adequada por escolher produtos industrializados... Enfim fomos condicionados a acreditar que a culpa da situação que nos encontramos é nossa, que a desigualdade é um produto de nossas ações e não algo mantido por uns poucos que estão no controle.
Assim o local mais eficaz para que esses pensamentos ganhem força é na escola, visto nos discursos de professores e na forma de compartilhar o conhecimento, foi criada uma linguagem e uma forma de organização muito complexa, justamente para ser para poucos. “Muitos não possuem sucesso na escola não por serem incompetentes, mas por se tornarem incompetentes graças a distribuição desigual dos bens”.
E o que você faz? Aceita a escola que cumpre essa ideologia????
Ideologicamente, o conhecimento é poder, quanto mais o povo for afastado dele, mais fácil será sua dominação.
Logo, o povo somos induzidos a acreditar que as coisas são como são e não podem ser mudadas e esta é a maior competência da dominação, condicionar as pessoas a se naturalizarem com a situação que lhes é dada. Ou pior ainda por a culpa nelas, na qual a situação de dominado é fruto de sua falta de esforço ou por não possuir mérito individual.
Nós, pertencentes à classe não privilegiada fomos estimulados a acreditar em tudo isso, acreditar que não temos um bom
emprego porque não fizemos cursos profissionalizantes, ou não entramos em boas faculdades por não termos nos dedicado suficientemente aos estudos, ou não ter como ir a um bom hospital, por não possuir condições de pagar, ou de se alimentar de forma adequada por escolher produtos industrializados... Enfim fomos condicionados a acreditar que a culpa da situação que nos encontramos é nossa, que a desigualdade é um produto de nossas ações e não algo mantido por uns poucos que estão no controle.
Assim o local mais eficaz para que esses pensamentos ganhem força é na escola, visto nos discursos de professores e na forma de compartilhar o conhecimento, foi criada uma linguagem e uma forma de organização muito complexa, justamente para ser para poucos. “Muitos não possuem sucesso na escola não por serem incompetentes, mas por se tornarem incompetentes graças a distribuição desigual dos bens”.
E o que você faz? Aceita a escola que cumpre essa ideologia????
Nenhum comentário:
Postar um comentário