sábado, 10 de junho de 2017

OS CAMPOS DE VÁRZEA E SUA IMPORTÂNCIA PARA COMUNIDADE

Exibir esse documentário é fazer as pessoas se identificarem na tela e permitir um significado muito maior a arte, diz o diretor Akins Kintê


Maiara, Akins, Renildo e Sheyla na sessão do Cine Campinho
Ele destaca a importância da identificação da produção quando sua exibição acontece nas periferias da cidade, o documentário é Várzea, bola rolada na beira do coração (2010) que quando é exibido nas quebradas as pessoas imediatamente se identificam.

Os campos de várzea estão em diminuição, principalmente pela especulação imobiliária, o poeta Akins destaca a sua importância como ponto de encontro, sendo um dos poucos espaços de lazer e cultura.

Visto também como um espaço de disputa política, os poucos campos sofrem com políticos que organizam melhoras para o campo e acabam destruindo as forças das lideranças locais, para Kintê o sintético permite um melhor uso do campo, mas é preciso que as pessoas venham de coração aberto e que não da pra aceitar aqueles que querem cobrar para os outros usarem o campo.

Akins na roda de conversa sobre o documentário - imagem Cine Campinho

Sobre a participação das mulheres no campos de várzea, ele afirma que os homens precisam mudar, pois tem muita mulher que vai para beira do campo porque gostam do futebol, de estar no local e não por interesse de se relacionar com ninguém, esse é um ensinamento que todos precisam aprender o mais rápido possível.

O encontro aconteceu 27/05/2017 e seu ponto de vista sobre os campos de várzea, política, participação da mulheres e o deslocamento pela cidade estão na íntegra na radioteca abaixo.


Por Sheyla Melo - Projeto Repórter do Futuro - Oboré Projetos Especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário