quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Escola Pública X Escola Particular: diferentes visões e práticas

Por que um abismo tão grande entre práticas educativas entre escolas da educação infantil?

Algo social? Falta de formação dos professores da escola pública? Ou será que o cuidar para as regiões periféricas ainda é mais importante que o educar?

Ao iniciar os estágios supervisionados uma dura realidade é enfrentada em boa parte das EMEI's e CEI's, devido à grande perca de tempo que as crianças sofrem em filas, aguardando outros amigos ou simplementes em cuidados não educativos.

Já em algumas escolas particulares percebem-se uma grande importância de somente educar, pois para a escola e os pais o importante é que a criança ao sair da escola já esteja totalmente inserida no mundo adulto, letrada, para conseguir as vitórias que os pais tanto almejam.

Verifica-se a importâncias de práticas educativas cuidadosas ou cuidados educativos, pois um esta intimamente ligado ao outro, será que não é possível um meio termo entre as práticas das duas instituições?

E por que de tanta diferença?

Alguns autores dizem que é algo social, para manter os padrões financeiros atuais necessitamos congelar as classes sociais e a melhor forma de tornar isto realidade é pelo bloqueio educacional, que há anos as estatísticas nos mostram.

Também pelas condições das famílias que realmente mantêm as crianças nas instituições como um forma de protegê-los do mundo externo, para não ficarem na rua e terem os devidos cuidados, banho, comida, dormir...

Mas não se pode negar a necessidade de uma melhor formação dos educadores, para práticas que realmente considerem as crianças como sujeitos de direitos, históricos, atores na transformação de sua sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário