quinta-feira, 13 de abril de 2017

Com o coração no lugar certo

No 7 de abril é comemorado o dia do Jornalista, aquela pessoa que gosta de escrever, mas não só isso, possui um bicho chamado curiosidade e inconformismo, nessa provocação Aldo Quiroga iniciou o encontro de seleção para o Projeto Repórter do Futuro. Além de nos alertar sobre uma passividade dos profissionais e da população pelos acontecimentos no cenário político nacional e internacional, exemplificado pela mudança para a terceirização do trabalho, que afetará diversas áreas profissões e também nos aponta sobre ausência de matérias sobre o ataque com as armas químicas na Síria que não foi capa de nenhuma das grandes revistas do país.

O projeto é apresentado com um belo convite para os estudantes: como uma semeadura de pessoas esquisitas com o coração no lugar certo e principalmente para a complementação acadêmica sobre o jornalismo como uma prática diária da inteligência e exercício cotidiano do caráter.



Sérgio Gomes reforça que o jornalista tem uma atividade política, relembra as agressões que 127 jornalistas sofreram em manifestações e que destes 90% eram assalariados dos meios de comunicação mais veiculados e que infelizmente não houve um posicionamento das instituições. Ressaltando que o jornalismo precisa ser relevante, atual e de interesse público, nessa área não pode entrar quem é analfabeto político, é uma ação que exige esforço.

Os que tem o coração no lugar certo saíram deste encontro com a certeza que o fazer jornalismo possui uma importância incrível para a democracia e que o Projeto possibilita

uma práxis sobre a profissão.

O encontro foi encerrado na Praça Vladimir Herzog, onde recebemos uma aula de campo de Sérgio Gomes, sobre a criação da praça, a homenagem e um breve relato da vida do jornalista, complementando todas as ideias partilhadas nessa tarde, depois de tudo isso o dia 08 de abril de 2017 torna-se um dia especial para todos aqueles que se interessam pela produção de um jornalismo que contribua para a construção de um outro mundo possível.


Para conhecer mais sobre o projeto segue o link do Oboré.
O projeto acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo, de 8 de abril a 8 de julho e é feito em parceria com a Escola do Parlamento. Nesta 10º edição do Curso o tema é Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário